sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Capítulo 26 - Novidades de Martha

Nada como uma longa e tranquila noite de sono. Acordei bem e o momento de transição e passagem dos serviços do escritório tornavam minha manhã muito leve. Eu não tinha pressa nem ansiedade em chegar ao escritório. Tomei um café com calma, ouvindo as notícias no rádio. Nada demais. Notícias de corrupção, escândalos e desvios de verbas públicas pelos nossos políticos. Nenhuma novidade, o Brasil é mesmo o paraíso da impunidade. A cada dia que passava eu era mais desiludido e descrente com a política. Não acredito em nenhum deles e acho sinceramente que todos estão lá para atingir objetivos próprios e pessoais. Quando eu tinha lá meus quatorze ou quinze anos, li um livro que contava a história de um país onde a política se tornou algo tão degradado que a população fez uma revolução e tomou o poder pela força. Meus professores de história diziam que essa era a única forma de se mudar realmente a casta podre que domina um país. Lembro sempre do livro e de meus professores quando ouço esse tipo de notícia. Logo em seguida me vêm à mente uma frase do nosso belo hino nacional:”...deitado ETERNAMENTE em berço esplêndido...”, talvez seja isso... Deixemos de lado esse assunto baixo astral e vamos em frente.

O dia foi sem sobressaltos, Alves era inteligente e empenhado. Ou entendia tudo rápido ou mentia para mim. Comecei a estranhar o silêncio de Lully e durante o dia mandei um email perguntando por ela e dizendo que tinha novidades. Estar com Alves como minha sombra me deixava sem tempo para telefonemas particulares. Ao final do dia a resposta: “Tudo bem meu cheiroso, ando um pouco enrolada. Quero saber das novidades sim. Saudades e beijos Lully, sua Flor”.

Cheguei ao bar Ao Vivo pontualmente, às 18h. Martha mandou um sms dizendo que se atrasaria uns quinze minutos. Wagner ao me ver, veio perguntar se queria o de sempre. Acenei com a cabeça dizendo que os tempos estavam mudando. Estava aposentando o antigo e honesto Teatchers e pedi um Red Label. Escocês, mais caro e muito mais saboroso.  O espirituoso e já íntimo Wagner riu e perguntou se eu havia ganhado na megasena. “Não meu amigo, mas sente aqui  cinco minutos que tenho novidades. Emprego novo, novos desafios, vou me dar de presente um novo uísque, mais bacana”. Wagner sorriu e ficamos ali, de papo, alguns minutos. Era o início de mais uma longa amizade, que dura até hoje, eu e o Red, o cachorro engarrafado como diria meu mestre Vinícius de Moraes.

Martha chegou com um sorriso sério no rosto. Dois beijinhos e sentou-se na minha frente. Sacou um cigarro e pediu chopp. A atitude de Martha me fez perguntar imediatamente se ela tinha certeza que iria fumar e beber. Martha pousou as mãos com cigarro e isqueiro no colo, suspirou e desistiu de acendê-lo. Deu-me aquele frio na barriga. Isso seria um sinal de que o exame havia dado positivo? Martha com seu jeito típico me pediu para ouvi-la até o fim sem interrupções e começou com um olhar sereno e uma voz firme, a fazer um discurso que parecia ter ensaiado em casa. “Herculano meu amigo, eu confesso que esses dias foram para mim de muita reflexão. Quando vi você com Lara, tive uma sensação estranha, de ciúmes, posse, sei lá o que. Achei aquilo esquisito e resolvi analisar nossa história. Achei que você só estava com ela porque nosso lance nunca foi pra valer. Resolvi então dar uma sacudida em tudo. Sempre te achei um cara família e que faria muito feliz a mulher que escolhesse para montar uma família. Pensei então em testar meu sentimento por você e o seu por mim. Imaginei que eu estando grávida de você, seria o estalo que você precisava para saber o que realmente sentia por mim. Eu precisava tirar isso a prova. Minha estratégia foi te contar da possível gravidez, mesmo sem a certeza dela, para ver como você reagiria. Imaginei que você ficaria empolgado e que ficaríamos muito próximos até sabermos o resultado do exame. Para minha surpresa você não mudou seu comportamento. Ficou na sua e não me procurou até outro dia. Sua postura me fez pensar em várias coisas. Uma das coisas que descobri é que nossa relação era mesmo de amizade colorida. Eu amo você como um amigo carinhoso e acredito que você também me ame como sua amiga. Para uma vida a dois, é necessário muito mais do que isso. O “mané” do meu ex- namorado me fez muito mal, e decidi que ele não fará mais nenhum, chega, traumas e passado enterrados.”
Interrompi Martha, mesmo sabendo que isso poderia despertar sua ira e disse que ela estava certa em várias coisas. Ela era sim uma pessoa muito especial para mim, era ótimo estar com ela, mas nunca foi amor do tipo que vira namoro e casamento. Éramos melhores amigos que sentiam atração um pelo outro. Disse a Martha que, além de tudo, eu tinha um tesão intelectual pela sua inteligência e personalidade. Afirmei que estava certa também com relação ao ex. devia enterrar de vez o passado. Martha sorriu e prosseguiu, dizendo que não havia terminado suas reflexões.
“Pois é amigo, acho que as pessoas têm que buscar seus caminhos. Eu descobri que abri de vez minha mente e meus horizontes. Dia desses, saindo da UERJ meio triste, fui com Christine, uma colega de trabalho, professora de Cálculo III, num daqueles bares de vila Izabel tomar um chopp e espairecer. Conversamos muito e eu bebi todas. Chris me consolou, me ouviu, me aconselhou, e me emprestou seu ombro. Descobrimos que temos muito mais coisas em comum do que imaginávamos. Chris acabou me levando para casa e passamos a noite juntas. Então, essas são as notícias que tenho para você:
1 – Não estou grávida, então já posso acender esse maldito cigarro;
2 – Quero ser sua amiga para sempre e espero que você seja muito feliz com sua loirinha de porcelana;
3 – Resolvi experimentar novas formas de amor. Eu e Christine estamos saindo e ficando para ver no que vai dar!”

Eu sempre fui um cara de cabeça aberta, mas a franqueza e a confissão de Martha foram tão surpreendentes que nem dei muita bola par ao fato dela não estar grávida. Era estranho saber que uma mulher com quem estive intimamente várias vezes agora estava namorando uma mulher. Tomei mais uma dose e disse para Martha que minha amizade por ela em nada mudava e que se desse certo queria ser padrinho. Ela sorriu e mandou eu deixar de ser bobo. Martha parecia feliz e aliviada em desabafar. Contei para ela sobre meu novo trabalho, meus medos e anseios e acabei contando também sobre minha vida amorosa. Martha sorriu, me abraçou e parafraseou Deus falando com Abraão: “Vá aonde seu coração te levar meu amigo”. Era tudo que eu precisava ouvir e tudo que eu estava fazendo. Seguindo meu coração e meus instintos. Estava feliz e leve.
O celular de Martha tocou e era Chris, convidando para ouvir o Tremendão no Rival, ali pertinho de onde estávamos. Martha respondeu: “Só se puder levar meu amigo Herculano”. Christine era vizinha do dono do Teatro Rival e segundo Martha, conseguia convites com freqüência. Eu nem vacilei em aceitar o convite. Fomos os três para o Rival. Era a primeira vez que eu saía com um casal  do mesmo sexo. Estava vivendo novas experiências.  O show foi cantante e dançante. O Tremendão com uma roupa de couro de roqueiro, brancos e escassos cabelos, muita animação e uma banda super animada. Bebemos e dançamos muito. Martha e Chris dançaram e se olharam de forma cúmplice durante os versos imortalizados pelo Tremendão e por Marina Lima que fez participação especial:
“Com a força do meu canto
Esquento o seu quarto pra secar seu pranto
Aumenta o rádio me dê a mão
Filosofia é poesia é o que dizia a minha vó
Antes mal acompanhada do que só
Você precisa de um homem pra chamar de seu
Mesmo que esse homem seja eu.”

2 comentários:

ericka disse...

revelador......

Jussara (Ju) disse...

Que susto!Pensei que o Herculano fosse aceitar o convite de Martha e temi pelo que pudesse acontecer.Seria Herculano tão,... sie lá.É melhor esperar pelo que ainda vem por aí.