quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

As Gaiolas

Conversava outro dia com um velho sábio. Daqueles que dominam a arte da magia. Tipo um mago, capaz de coisas inimagináveis para um ser humano comum como eu.

Como de habito, procurava encontrar em sua sabedoria,   respostas para as angustias que costumeiramente assolam a sociedade moderna.

Ansiedades, medos, falta de tempo. Desejos que não conseguimos realizar, a culpa eterna de não atender as expectativas. São muitas expectativas colocadas sobre nossos ombros.

Queremos atender as expectativas dos nossos pais, dos professores, dos chefes, dos clientes, dos amigos, da esposa/marido, dos filhos e por aí vai... segunda algumas religiões, temos que atender até as expectativas de Deus, como se um ser supremo precisasse de algum sacrifício de nossa parte para se alegrar ou se realizar...

Uma busca incessante por respostas e certezas, que em tese nos dariam sensação de tranquilidade e paz.

Ele ouviu atentamente meu desabafo, em silencio, mas com ar de atenção, de quem se preocupava.
Quando terminei ele me manou olhar o horizonte e pensar em algo que me fizesse bem, ou feliz naquele momento.

Avistei então uma belo pássaro, a voar na imensidão do céu azul, fechei os olhos e disse:
Gostaria de poder voar, como aquele pássaro, longe de tudo, contemplando a criação, a natureza. Tenho certeza que nada o aflige nesse momento.

Foi aí que veio sua reposta, naquele tom sereno e firme:

“Para voar, é preciso a coragem de enfrentar o terror do vazio. Observe o voo de um pássaro e veja que é só no vazio que o voo acontece.

O vazio é o espaço da liberdade e a ausência de certezas, exatamente o que você teme: não ter certezas. Por isso você troca o voo por gaiolas, as gaiolas são o lugar onde moram as certezas
É um engano pensar que a os homens seriam  livres se pudessem voar, ou que eles não são livres porque alguém ou alguma coisa os engaiolou.

É engano achar que voariam se as portas estivessem abertas. A verdade é o oposto. Não há carcereiros. Em geral preferem as gaiolas aos voos. 

Constroem as gaiolas  que os aprisionam. ”

Que possamos abrir nossas gaiolas e voarmos livremente na liberdade de não termos certezas.

Viva a vida, cada dia é dadiva e não volta. Não sabemos o estoque de tempo que temos, portanto faça bom uso do seu.



Lennon Pereira

2 comentários:

Unknown disse...

Bela reflexão amor! O que ocorre é que nos tornamos escravos de tantas coisas, a ponto de sentirmos falta de nós mesmos. 😘

Lennon Pereira disse...

E bem por aí mesmo...