quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O tempo, a vidraça e a pedra

Não há nada mais poderoso e cruel na vida do que o tempo. Esse substantivo de apenas duas silabas, é ao mesmo tempo pequeno e infinito, rápido e lento, acalanto ou remédio amargo.

O Homem vive uma interminável busca pela melhor forma de controla-lo, ou de administrá-lo, como se isso fosse possível.

O tempo é um animal selvagem, indomável e indomesticável. Não permite rédeas, nem amarras. Quanto mais corremos atrás dele, mas ele nos escorre pelos dedos como areia.

Pode ser nosso aliado, quando perdemos alguém que amamos por exemplo, o seu passar, vai amenizando aquela dor infinita, que pensamos nunca ter fim. E o querido tempo vai lentamente e sabiamente transformando em saudade, e aprendemos a lidar com ela.

O tempo também é amigo, quando algo nos fere muito. Com sua placidez ele ameniza, faz com que dia a dia as magoas caiam no esquecimento, até que cicatrizem e sejam apenas lembranças distantes, as quais as vezes até damos risadas ao lembrar.

Ele é amigo daqueles que menos se preocupam com ele. É amigo dos inocentes, das crianças. Acho que o tempo gosta especialmente daqueles que não pensam nele. Crianças brincam, sorriem, e vivem como quem não sabe o que os espera no tempo futuro, e na verdade essa talvez seja a grande sabedoria. O tempo nos ensina que não adianta tentarmos controlar esse seu pedaço, chamado futuro. 

Acho que essa personalidade do tempo foi criada para tornar a vida mais difícil, para fazer do homem, prisioneiro da filha do futuro, a ansiedade.

Esses dois juntos podem acabar com qualquer alegria, mesmo que a gente saiba que preocupar-se com algo que não aconteceu é das maiores tolices que podemos cometer.

Tem um tempo que tambem pode ser doce e amargo, o tal "passado". Podemos ter doces lembranças, mas é preciso cuidado para não vivermos lá, ele impede que vivamos o tempo presente, o único que existe de verdade.

Numa conversa distante, lá do início dos anos 90, eu , jovem, cheio de saúde, de sonhos e incertezas, busquei abrigo nos ouvidos de meu velho avô. Desabafei com ele minhas angustias, ansiedades, incertezas com o futuro... Ele, do alto de seus setenta e poucos anos, após me ouvir atenciosamente, me disse uma das frases mais sabias, que guardo com muito carinho.

“Meu filho, a vida só é ruim para quem não pode esperar”.

Ele tinha setenta anos, pela lógica, muito menos tempo para planos e realizações, e aquela frase, naquele dia, tirou um enorme peso dos meus ombros. Até hoje eu a uso quando tenho angustias, mesmo sabendo que já não tenho o mesmo tempo da década de noventa.

O tempo se encarrega de colocar muitas coisas e verdades em seu devido lugar. Muitas vezes faz justiça de forma cruel, dolorida, mas o tempo nunca se furta a uma tarefa: Ensinar. O tempo ensina a todos aqueles que estão abertos a aprender. É como um pai implacável na missão de ensinar seus filhos. Podemos aprender por bem ou por mal. No final a escolha é nossa.

Todos estamos numa fila invisível, a caminho do fim, com uma senha nas mãos. Não sabemos qual o nosso número. Nem a nossa hora.

Seja amigo do tempo, use-o como uma criança, que sorri e se diverte, sem medo do amanhã.

Não seja escravo, nem do tempo  nem de ninguém.

E para terminar, uma conversa que ouvi outro dia entre uma pedra e uma vidraça:
Vinha caminhando a dona pedra, muito sorridente feliz e contente quando avistou uma vidraça e se atirou contra ela, com força.

A pobre vidraça se espatifou, a pedra olhou triunfal para a vidraça e se espantou.

A vidraça não chorava, pelo contrário, olhava para pedra com olhar de piedade.

“Por que me olha assim? Não tenha pena de mim, estou aqui inteira e acabei de te despedaçar! ”

A Vidraça sorriu e com voz serena respondeu:

“Não nasci vidraça. Fui uma grande rocha, o tempo me transformou em pedra, depois em areia, e em seguida no que eu era até te encontrar...”


Um grande abraço a todos.

4 comentários:

Sonia Brando Lehmann disse...

Obrigada pelo texto, precisava ler sobre o tempo, passado e futuro.
Vou tentar viver como "criança". Bjs

Unknown disse...

Toda vez que tentamos ser senhores do tempo, nos tornamos escravos dele! Excelente reflexão meu amor ❤

Lennon Pereira disse...

����isso aí amor!
A inspiração vem do amor e da dor😘

Unknown disse...

Maravilhosa essa análise sobre o tempo.
Às vezes passamos muito tempo brigando contra o tempo que até nos esquecemos de aproveitar o tempo presente.
Abvs