sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Capítulo 54 - Em perfeita harmonia

Fiquei muito feliz quando vi as reservas confirmadas para passar o feriado na pousada. Era um feriado grande de quatro dias e a previsão do tempo era de sol forte e céu azul. A Pousada ficava em Geribá, em Búzios,  com uma linda vista para o mar e para o verde. Já contei para vocês que Búzios para mim é um pedaço do paraíso na Terra.

Logo cedo Lucas chegou com Júlia e Rafaella. Minha afilhada amada estava linda, com cinco anos. Já era muito esperta e carinhosa e tinha o jeitinho da mãe. Cabelos escuros e lisos, de franja, pele morena e belos olhos azuis, muito azuis. Muitas vezes impliquei com Lucas perguntando se ele tinha certeza de que aquela princesa, linda daquele jeito era mesmo filha dele. Lucas ria e respondia: “pai é quem cria amigo” e dávamos muitas risadas disso. Ela correu para o meu colo e me deu aquele abraço que quando ganhamos, queremos que o mundo acabe. Minha experiência como padrinho foi muito gratificante. Rafaella e eu éramos muito ligados, e ela foi responsável por me ensinar um tipo amor que eu do alto dos meus trinta e poucos anos não havia experimentado, que eu desconhecia.

Dei um forte abraço nos meus compadres e fiz questão de acomodá-los pessoalmente na suíte principal. Deixei-os à vontade para arrumarem malas e escolherem o primeiro programa do dia. A Pousada estava cheia e eu teria muito trabalho pela frente naquela manhã. De fato foi isso que aconteceu, correria de um lado para o outro, tão intensa que mal vi parte do dia passar. Lá pelas dezesseis horas pude me sentar na varanda, abrir uma latinha de cerveja e parar para apreciar a vista. Nesse momento meu velho e bom amigo Lucas apareceu, puxou uma cadeira e sentou-se ao meu lado, também acompanhado de uma latinha gelada.

“Sabe meu amigo, eu hoje aqui, sentado ao seu lado, como hóspede da sua pousada, fico pensando como a vida é imprevisível. Se alguém dissesse que isso um dia aconteceria, eu diria que era um louco. E vendo você assim Herculano, me dá um enorme orgulho de ser seu amigo e de ter acompanhado todas as fazes da sua vida.” Lucas era de fato meu melhor amigo, meu grande irmão trazido pela vida. Eu que sou filho único, fui presenteado por Deus com um grande irmão de coração.

Dei um abraço no meu amigo, peguei um pequeno isopor com mais umas seis latinhas e comecei a viajar no tempo e a abrir meu coração ali para Lucas. Apesar dele ter vivido todas as etapas da minha vida até esse dia, seria bom ele ouvir de mim como tudo acontecera. Ele e vocês saberão exatamente como tudo ocorreu.

Saí do consultório de Esther com a sensação de ter encontrado todas as respostas que eu tinha para mim mesmo sobre a vida e segui passo a passo tudo que era necessário fazer. Na verdade Esther me ajudou a entender o que eu havia sonhado e ligar tudo isso ao livro que eu tinha lido no avião de volta. Meu sonho explicava muito sobre as crises de identidade que as pessoas vivem. Eu, particularmente, sempre fiquei na dúvida que o sonho me colocava e foi assim que Esther decifrou o que para mim e para Anna, parecera uma viagem louca.

“Meu querido Herculano, seu sonho é muito claro. Vem ilustrar uma situação que tem tudo a ver com o ser humano. Seu sonho ajuda a entender a diferença entre o amor Eros e o amor Filia. Quando você caminha pelo lado escuro, onde seus olhos nada podem ver, mas tudo tem sabor, cheiro temperatura  e outras sensações, é como se você estivesse encantado pelo desconhecido. Quando desejamos muito uma coisa que não temos, tendemos a supervalorizar o prazer que aquilo pode nos dar. Colocamos nossas expectativas  e projetamos nossa felicidade em algo que é hipotético e desconhecido. Por isso você tinha todas as sensações de prazer naquilo que não via.

O outro caminho, é uma forma de se exemplificar o amor Filia. Sua caminhada pela estrada iluminada onde tudo era claro aos seus olhos, representam as conquistas, aquilo que temos ao nosso alcance, aquilo que construímos. Se olharmos nossas vitórias e conquistas apenas com os olhos do amor Eros, elas se tornarão insípidas, inodoras, sem emoções, sem encanto.

O Ser humano inteligente, é aquele que consegue ter o Eros, de desejar sempre algo, ter objetivos, mas ao mesmo tempo consegue amar a tudo aquilo que conquistou. Se reconhecer um vencedor, um abençoado, e conseguir continuar sentindo sempre o gosto delicioso das frutas do seu pomar, se encantar com o perfume das flores do seu jardim. Se refrescar no seu córrego e saciar sua sede nessa água. Isso tudo sempre enxergando o valor de se conquistar e de se preservar tudo isso. Harmonia é a palavra”

Eu saí dali com tudo muito claro na minha cabeça e foi muito mais fácil fazer as escolhas e tomar as minhas decisões. Eu sabia exatamente tudo, ou quase tudo o que fazer para encontrar a felicidade. Só voltaria lá se algo nisso tudo deixasse de fazer sentido para mim.

Do consultório eu fui direto para a empresa. Pedi a dona Márcia que não interrompesse e entrei em reunião com Lucas. Expliquei ao meu amigo que eu era muito grato e realizado por tudo que fez por mim. Pela confiança, pela oportunidade e pelo aprendizado. Prometi a ele que tocaria o projeto Brasília até o fim. Eu era seu amigo, de sua confiança e era um profissional. Compromisso assumido se leva até o final, e assim foi feito. Um ano trabalhando com afinco e dedicação, e em paralelo preparando meu sucessor, ou sucessora. Anna foi minha sombra durante esses dois meses. Acompanhou passo a passo e no final, já sabia mais do que eu sobre o dia a dia da empresa, das leis e dos negócios. Lucas um dia me confessou que Anna foi uma das minhas maiores contribuições para a empresa. Ela hoje cuida de tudo praticamente sozinha, e dá ótimos resultados. Expliquei para Lucas que eu não servia para aquele tipo de negócio. Não queria me envolver com políticos, obras públicas, presentinhos nem troca de favores. Ao final do projeto, vendi minha parte na sociedade, recebi a parte que me cabia no projeto e nunca mais usei terno e gravata.

No mesmo fim de semana, corri para conversar com a mulher da minha vida. Sentei com ela e falei tudo que estava passando na minha cabeça. Tudo que eu havia aprendido sobre amor, felicidade e realização. Descrevi para ela meu projeto de vida, exatamente assim:

“Quero ser feliz com você, numa vida de dedicação, amor, compreensão, companheirismo e muita cumplicidade. Tenho um plano de vida e te convido para ir comigo. Vou ficar mais um ano com Lucas na empresa. Depois disso, apuraremos o lucro do projeto e ele me pagará minha parte na empresa. Quero ter uma pousada em búzios, viver de chinelos, em contato com a natureza. Ter um lugar para receber pessoas em busca de descanso, de lazer e descontração. Não serei um empresário da mídia, nem o homem de negócios que um dia achei que queria ser. Mas te prometo ser o marido mais dedicado e apaixonado de todos. Prometo ser fiel, te amar e te respeitar por todos os dias de nossas vidas, e te prometo que nossa vida nunca será chata ou monótona. Meu primeiro objetivo de cada dia será fazê-la sorrir, depois disso, cumprirei minhas demais obrigações. Te prometo uma família e filhos, e educá-los da melhor forma que nós pudermos, sempre exaltando os valores da ética, honestidade, bom caráter e do amor e respeito.”

Ela olhou para mim com os olhos marejados e disse que iria comigo aonde eu fosse por todos os dias de minha vida. Minha mulher era minha alma gêmea, despertava em mim admiração, amor, paixão, respeito. Me fazia sorrir e fazia com que eu quisesse ser sempre uma pessoa melhor. Uma das melhores sensações da minha vida foi descobrir dentro de mim, o quanto eu tinha amor e paixão por aquela mulher. Desse dia em diante, nunca mais tive dúvidas sobre ter feito a escolha certa.

Nosso casamento foi aqui, no jardim da pousada. Ela de vestido branco leve com um arranjo de flores na cabeça, e eu de bermuda branca e com uma camisa escolhida por ela com todo carinho. E os dois de sandálias, ela com uma rasteirinha e eu de Havaianas. Exatamente um ano e dois meses depois de eu ter voltado de Brasília.

Lucas olhava para mim e ouvia atentamente meu relato, seus olhos estavam admirados e marejados e eu continuei.

“Sabe meu amigo, uma das grandes idéias que você teve, foi me dar essa casa como parte do pagamento na minha saída da empresa. Amei esse lugar no dia que estive aqui pela primeira vez. Sua casa, hoje a pousada Três Amores de Geribá, é um dos grandes prazeres da minha vida. Deu pouco trabalho transformá-la em pousada. Mais umas suítes, uma cozinha maior, lavanderia e pronto. Meu trabalho ideal, que me permite admirar diariamente o nascer e o por do sol. Sou totalmente realizado profissionalmente!”

Faltou falar do Ágape. Pois é, eu achei que sabia tudo o que tinha para saber, mas estava enganado. Ágape, o amor que se completa no próximo, na felicidade do próximo. Em colocar quem amamos em primeiro lugar. Então meu amigo, posso te dizer que ser padrinho de Rafaella me ensinou a amar alguém que nem sabe que existimos. Eu já amava Rafaella desde o dia do parto de Julia. E agora, ali estão, meus dois tesouros, dando seus primeiros passos.

Lucas olhou e viu quem vinha displicentemente em nossa direção: Rafaella segurando pelas mãos Luiza e Carolina. Isso mesmo, minhas gêmeas!! Obrigado Deus por ter me dado em dobro a melhor coisa do mundo. Meu coração se completou nesse dia. Quando minhas gêmeas nasceram. Agora, já com um ano e meio, andando espertas e me chamando de papai, a palavra mais doce de se ouvir. Quando ouvi minhas meninas me chamando de papai pela primeira vez, senti uma sensação indescritível, era como diria um samba antigo, “um porre de felicidade” só que interminável e sem deixar ressaca. O amor da forma mais pura.

Olhamos mais atrás e vinham as duas conversando. As responsáveis por Lucas e eu sermos assim, tão realizados. Julia e Lara. Sim, Lara, a mulher que me resgatou, que me fez sentir amado pelo que eu era. A mulher que não precisava de mim, mas  valorizou o que eu tinha lá dentro de mim, algo que nem eu mesmo estava enxergando. A mulher que participou e despertou toda a virada da minha vida.

Lara disse naquele dia que voltei de Brasília que tive a tal conversa: “Me apaixonei pelo homem bom e de coração puro que vi no dia fomos à Búzios. Você me olhou de um jeito que expôs sua alma. Naquele dia eu vi que poderia ser muito feliz com você. Estou radiante em ouvir de você o que está me propondo agora. Tenho certeza que você se encontrou, e vou te amar mais a cada dia. Serão sempre os nossos sonhos e nossas conquistas. Serei muito feliz com você em Búzios ou em qualquer outro lugar que nos ajude a conservar aquilo que temos de melhor, nosso amor e nossa cumplicidade. É claro que eu estou nesse sonho com você meu amor”.

Sentamos os cinco na varanda. Lara com Luiza no colo e eu com Carolina. Lucas e Julia com Rafaella. Apontamos para o por do sol, e explicamos para as crianças que aquele era um dos maiores espetáculos da natureza. Ficamos todos em silencio sorrindo e chorando ao mesmo tempo. Em pensamento eu agradecia a Deus, por ter me mostrado o caminho da felicidade. Eu tinha ali, Ágape, Eros e Filia, em perfeita harmonia, e esses eram meus verdadeiros tesouros.

Fim

5 comentários:

Jussara (Ju) disse...

Um final surpreendente exatamente por não ter sido comum: nem Lully, nem Marta, nem alguem de surpresa.Herculano se encontrou e, surpreendentemente, ficou feliz com uma vida simples e Lara surpreendeu pois semdo uma mulher rica, decidiu-se por uma vida simples na companhia de que amava.A vida é mesmo mais simples do que se pensa.A felicidade está em sermos como queremos ser.Parabéns, Lennon.Vou aguardar op nascimento de um novo " filho".A propósito: porque a afilhada e os filhos, todos, sem excessão, eram mulheres???Foi pensado ou uma traição do inconsciente?Temor de ter um Herculano Jr com todos os seus questionamentos e grilos? Seria difícil ser pai de um " Herculaninho"?

Cláudia Otoni disse...

O dom de escrever definitivamente não é pra qualquer um. Foi um enorme prazer acompanhar e participar desta história. Claro que foi difícil não "palpitar" algumas vezes, mesmo porque quando tentei acabei por ler seus pensamentos.

A história e toda a sua trajetória ficarão sempre na minha memória na eterna tentativa de desvendar as semelhanças e diferenças existentes entre o autor e o personagem.

Aqui deixo registrado o enorme orgulho que tenho e terei da sua vitória! Chegar ao fim de uma história, uma ficção, personagens que saem de dentro de nós. A oportunidade de viver outras vidas. PARABÉNS!

Aproveito para te apresentar o meu novo poema. HERCULANO

Enviarei por e-mail e assim que aprovar, publicarei no meu blog.

Abraços!

cristiane disse...

Que pena!Acabou...Outros virão,certamente.
Parabéns, Lennon.Se esse foi seu livro de estréia posso esperar uma leva de grandes produções no futuro. Vá em frente pois você é muito melhor do que muitos que já estão vivendo de escrever por aí. O Brasil precisa de bons escritores.

Lennon Pereira disse...

Muito obrigado Cristiane. Fico feliz em proporcionar momentos de lazer aos meus.leitores. Anunciarei aqui o lançamento do livro. Em.breve novos contos e historias. Beijo e muito obribado

Lennon Pereira disse...

Oi Ju. Foi um prazer te conhecer e trocar idéias por aqui. Herculano tem um fraco por mulheres sim, mas Quem sabe vem um herdeiro por aí? Muito obrigado por.tudo avisarei sobre o lançamento beijo e fique de olho. Logo teremos novidades