quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Personagens de um mundo chato

Venho acompanhando as notícias que inundam o noticiário cotidiano. Após ler alguns comentários em redes sociais sobre personagens totalmente distintos, o bilionário americano, pré-candidato a presidência, Donald Trump e a pré candidata a celebridade efêmera Ana Paula BBB, me deparei com um questionamento:
 O que haveria em comum entre esses personagens? Por que ambos andam caindo no gosto popular em sociedades tão diferentes como a norte americana e a brasileira?
Donald Trump é um empresário ultra bem sucedido, ultra conservador,  que pauta sua campanha em declarações politicamente incorretas, e eticamente questionáveis.
Fala exatamente o que pensa, sem se preocupar com as repercussões de suas opiniões. Trump deve ser o pesadelo de qualquer estrategista ou “marqueteiro” politico. Fala em um muro separando os EUA do México, em proibir entrada de muçulmanos e expulsar os que la estão.  Esculacha seus adversários, Fala na cara da adversária que ela quase faliu a HP quando presidiu a multinacional ( pura verdade, diga-se de passagem) faz declarações de cunho machista, imperialista e qualquer outro “ista” que faça parte de suas convicções pessoais.
Trump está literalmente cagando para o que vão pensar ou falar dele. Na minha ótica, Trump pensa algo do tipo: “Eu penso assim, se a maioria concordar comigo, serei candidato e talvez presidente. Se não concordarem azar dos EUA”
Claramente não quer nem busca o poder pelo poder. Se apresenta como alguém que não está preocupado em fazer conchavos, negociatas e politicagem. Quer ser presidente para por em pratica o que pensa e acredita.
O eleitor de Trump dificilmente se surpreenderá com alguma decisão de seu candidato pois ele é totalmente sincero,  transparente. Certamente desperta paixões, temores e ódios.
Ana Paula é um tipo parecido, em menor escala é claro, pois sua disputa eleitoral lhe dará no máximo R$ 1,5 milhões e algumas semanas de exposição na mídia, é uma mini Trump.
Confinada numa casa com pessoas desconhecidas, a moça é a típica filha de papai, patricinha, bem nascida, não precisou trabalhar para se sustentar, entrou lá como azarão, brigou com os ditos bonzinhos sem sal, se aliou ao patinho feio que todos estavam isolando, bateu de frente, firmou posição, falou alto, embriagou-se, cobrou que uns e outros saíssem de cima do muro, incomodou, provocou e incendiou o usualmente rodizio de chuchu que é a atração que a Globo comprou da Endemol ( prometo dizer o que penso sobre realitys em outro momento).
Assim como Trump, a moça em nenhum momento se posicionou como o tipo: quero agradar a todos, até mesmo porque isso é impossível
Resultado? Ana Paula já sobreviveu a três paredões, no último, venceu por humilhantes e acachapantes 6 x 0 ( 5 regiões brasileiras + votos da Internet)! Derrotou a mocinha contida, boazinha, trabalhadora e politicamente correta chamada juliana..
Juliana é aquele tipo que nunca soltou um peido na frente de ninguém. Não come frituras nem transgênicos. Boicota empresas que usam trabalho infantil. Acha todos lindos e bondosos. É o tipo que aos Domingos vai ao centro de SP distribuir sopa marmitas, mas que entrou no programa dizendo amar o namorado e passou as festas se esfregando no pouco convincente, masculinamente falando,  Renan.  
Trump vem tendo ótimo desempenho nas prévias do Partido Republicano, e desponta nas pesquisas de opinião como favorito a ocupar a cadeira de Obama. Deve estar deixando muita gente de cabelo em pé por lá...
O que tiro eu como recado desses cenários que ocorrem paralelamente no hemisfério norte e Sul?
O Mundo está chato demais. As pessoas não aguentam mais o rodizio de Chuchu que querem nos entubar. Tudo tem que ser sem cheiro, sem sal, sem gosto.
O Povo está cansado da “engomadisse” do discurso: Tudo é lindo, tudo é legal!
Ninguém tem posições, ninguém pode divergir, se divergir que seja na solidão do vazo sanitário. Ter opinião não é crime! Ter opinião é inerente ao ser humano! “Penso, logo existo!”
Que seja um sinal de alerta para uma reflexão mais profunda sobre os caminhos de nossa sociedade. Todos os exageros são ruins e dão palco a tipos como Trump.
Ninguém aguenta viver de sopa de chuchu! O sucesso de Ana Paula não nos traz grandes riscos, já o de Trump... prefiro nem pensar.
Num mundo sem patrulhamento ideológico, tais personagens dificilmente arrebatariam mais de meia dúzia de fãs.
Que nossos pensamentos sejam livres, e que as opiniões divergentes encaradas como parte da vida.
Se você gostou indique aos amigos, se odiou, indique aos inimigos para que possam me achincalhar aqui!
Beijos a todos
Lennon Pereira

Não concordo com uma palavra do que dizes, mas lutarei até a morte por seu direito de expressa-las ( Ou algo parecido, Voltaire pensador Frances)

Nenhum comentário: