domingo, 13 de novembro de 2011

Capitulo 10 – O Churrasco de Lucas

Logo pela manhã de sexta feira recebi uma ligação de Lucas, me convidando para um churrasco em sua casa de praia em Búzios. Lucas queria comemorar a gravidez de Julia, e resolveu fazer um churrasco em sua bela casa em Geribá. Eu de pronto aceitei o convite muito feliz e honrado, A casa de Lucas era um espetáculo. Piscina, sauna, churrasqueira, empregados e na rua da praia, coisa de executivo mesmo. Ele me perguntou: Vai sozinho? Hesitei por alguns segundos. Pensei de cara em Lully, mas de imediato descartei a idéia, pois logo imaginei ser impossível para ela e também cedo demais para tal convite, a festa era para família e padrinhos segundo Lucas, e eu ainda não sabia nem mesmo como Lully se comportaria num ambiente diferente. Pensei também em Martha, essa sim, tiraria de letra o evento, ela já conhecia Lucas e Julia de outros eventos em comum, mas pensei nos conselhos e Esther e respondi que iria sozinho, apenas para curtir meus amigos queridos. Lucas me falou que o evento era só para família, ele e Julia eram filhos únicos. Iriam os pais de ambos eu e Lara, a futura madrinha. Lara era a melhor amiga de Julia, Filha de família tradicional da Lagoa, Muito rica e médica. Lara era dessas pessoas que nasceram com dom e ela seria médica mesmo que para isso tivesse que pagar para trabalhar. Pediatra, super competente, Tinha consultório e uma vez por semana trabalhava de graça em uma creche comunitária do morro do Pavão e Pavãozinho. Lara estava separada do marido há 3 meses. Gil era piloto da Transbrasil, que há pouco entrara em processo de falência. Após dois meses desempregado recebeu um convite para ser piloto da Fly Emirates, no distante e na época pouco conhecido e emergente Dubai. Ele resolveu aceitar e ela não queria abandonar seu trabalho nem suas crianças carentes. Resolveram então se separar. O convite de Lucas caiu como uma luva. Tudo que eu precisava era ficar longe dos pensamentos em Lully com Bené e longe das tentações da sedutora Martha. Fui Sexta Feira de Carro com Lucas e Julia. Lucas tinha um carrão importado, daqueles que só faltava falar. Uma viagem tranqüila. Todos os demais convidados chegariam sábado pela manhã. Fizemos uma sauna logo que chegamos e ficamos os três na varanda conversando. A casa era bela, de seis suítes com ar condicionado e frigobar e uma varanda convidativa que rodeava a casa. A piscina ficava bem na frente da casa, ao lado a sauna, um belo gramado e uma garagem para quatro carros. A decoração demonstrava todo o bom gosto de Julia. Móveis de madeira desses do tipo de fazenda, maciços, sofás de vime na sala e quatro redes e quatro sofás de dois lugares na varanda que também tinha umas mesinhas de mármore, lustres pendurados. Um belo jardim com azaléias e hortênsias. A brisa leve do Mar, uma música ao fundo, uma garrafa de Logan, o uísque preferido de Lucas, gelo e refrigerante para Julia e petiscos deliciosos e variados. Queijos, pastinhas, Salgadinhos. Ficamos ali até mais de meia noite, contando histórias, olhando as estrelas, lembrando do passado, falando dos amigos e arranhando algumas musicas no violão. Eu tocava umas vinte e Lucas mais umas cem, até nisso ele era o cara. Lucas curtia particularmente Roberto Carlos, Erasmo, a Tropa da Jovem Guarda e a turma da MPB. A Garrafa de Logan já passara da metade e nessa hora nós cantávamos com muito mais afinco e animação. Julia admirava os dois amigos naquele ritmo de cantoria e felizes e sorria por adesão. Fomos dormir uma e pouco, o sábado prometia ser longo. Ainda tomávamos café quando todos começaram a chegar, logo após fui com Lucas fazer as compras. Picanha, coração, lingüiça e costela de porco, o Pai de Lucas era apaixonado pela iguaria.Na Volta fui correr na praia para poder me esbaldar na volta. O churrasco começou lá pelas 14 ou 15 horas. Sol, piscina, aperitivos, biritas papo de primeira qualidade... eu estava mesmo no paraíso, é assim que eu imagino um dos céus dos meus sonhos, um eterno dia de sol em búzios, com piscina churrasco uísque e amigos. A tardinha caiu e anoiteceu. Após a Sauna, nos sentamos novamente na varanda e pegamos a viola. Agora, alem dos familiares e de Lara, um casal de vizinhos de Lucas também estava na casa. Fui o primeiro a pegar o violão, toquei minhas dez preferidas e passei a viola para Lucas. A festa estava uma delicia, eu estava sentado num sofá de dois lugares, Lara pegou uma caipivoka de morango e sentou-se ao meu lado. Lindo o lugar né? Adoro vir aqui, disse ela admirando as estrelas e a bela bebida de morango. Concordei com ela e começamos a conversar. Lara demonstrava certa tristeza na voz, um pouco desencantada com o egoísmo do ex marido, que trocou a mulher pela carreira. Melhor assim disse eu, somos escravos de nossas paixões Lara, a dele provavelmente era voar ou ele mesmo, então se ele se foi assim tão fácil, nunca foi seu e não merecia uma mulher bacana como você. Lara bebeu mais um gole e uma lágrima lhe correu pelo rosto. Ou Lara tinha um grande defeito oculto ou Gil era um abestalhado. Lara era linda, educada, rica, simpática e tudo de bom que se imagina numa mulher. Loira, nariz arrebitado e perfeito, um corpo que parecia esculpido por Deus em dia inspirado. Tinha mais ou menos 1,65 de altura e qualquer peça de roupa que ela usasse parecia feita sob medida. Falava inglês, espanhol e francês, conhecia toda a Europa e não era arrogante. Como Gil podia ter partido assim?? Será que ela beija mal, foi o meu pensamento idiota naquele momento. Tentei animar Lara falando sobre nosso futuro afilhado e a alegria do casal Lucas e Julia, ela esboçou um sorriso, respirou fundo e eu fui providenciar nova caipivodka para ela. Contei umas piadas sem graça e ela voltou a sorrir, me chamou de bobo, mas sorriu, e era o que eu queria, vê-la em outro astral. Perguntei de seu trabalho na creche e ela se empolgou, conversamos ali quase uma hora e ela me perguntou por que eu estava solteiro. Falei para ela sobre minhas desilusões e ela perguntou por que eu não namorava Martha. A Pergunta dela me deixou meio pensativo por dentro, mas não deixei isso transparecer, tomei uma dose de uísque para ganhar tempo e respondi aparentando naturalidade: Martha é boa amiga, mas totalmente desiludida, não quer compromissos, nunca pensamos nisso Lara e tentei desviar o rumo. A Pergunta de Lara fez com que ela mesma voltasse a entristecer o olhar, acho que por eu ter usado a palavra desiludida na resposta. Lara emendou: como viver sem se desiludir? Respirei fundo e respondi: Escolhendo as pessoas certas! Outro fiasco, Lara encheu os olhos d´água novamente e soltou: eu achei que tinha escolhido. Cortava o coração ver aquela linda mulher com os olhos marejados, eu me esforçava muito para levantar o astral dela. Teci elogios novamente, falei que ela teria uma fila de fãs e candidatos de primeiríssima linha na hora que quisesse. Ela riu, disse que eu era um fofo! Pensei comigo: isso é elogio para um homem? Pensei e falei também, Lara riu e passou a mão na minha cabeça dizendo, claro Herculano, claro seu bobo. Quando eu estava conseguindo fazer o rumo da prosa mudar, Lucas jogou contra. Sacou o violão e tocou uma de suas preferidas de Roberto, “... esqueça, se ele não te ama, esqueça se ele não te quer, não chores mais, não sofra assim...” e jogou por terra todos os meus esforços. As lágrimas escorriam como um rio pelos belos olhos verdes de Lara. Abracei-a carinhosamente e ela cantarolava os versos do Rei meio que aliviando todos os sentimentos. Ela chorava ali no meu ombro e eu quase chorava junto. Abracei Lara um pouco mais forte ela suspirou e eu num ato de heroísmo e numa crise de “bomcaratísmo”( obrigado Odorico por me emprestar a expressão), Levantei para pegar uísque e não beijar Lara naquele momento de fraqueza. Tudo que eu não queria era confusão com a melhor amiga de Julia, e eu já estava enrolado demais. Respirei fundo e pedi a Lucas a Viola, assim não cairia na tentação de voltar ao lado de Lara. Minha recompensa seria os parabéns de Esther na próxima sessão, pensei eu. Toquei umas cinco ou seis musicas nada românticas e bem animadas e devolvi o violão a Lucas. Virei um copo quase cheio de uísque, me despedi de todos e fui dormir.

6 comentários:

Anônimo disse...

Nossa...me emocionei...

Lennon Pereira disse...

Obrigado Sr(sra) Anonimo!

Luciano Bessa disse...

Cara, as vezes eu me sinto assim como o Heculano quando uma mulher chora perto de im, desiludida ou triste pois nao consigo não dizer umas palavras de consolo, mas o capeta do mau carater me impulsiona a aproveitar da situação.Confesso que nem sempre consigo me controlar.Depende de minha carência a afetiva no momento e dos dotes naturais da chorona.
Legal esse Herculano.Estou ansioso para saber o que ele vai aprontar no domingo.

Lennon Pereira disse...

muito obrigado pelas palavras e pela leitura Luciano. Na vida real é tudo muito mais dificil do que na vida dos personagens que criamos. na vida deles podemso mandar e desmandar, mas veja lá no capítulo 11, surpresas acontecem. Um grande abraço e meu muito obrigado!

Ingrid disse...

Tb me emocionei c/ Lara!!!sua história realmente vicia, impressionante como desperta a curiosidade pelos próximos capítulos! parabéns irmão!

Lennon Pereira disse...

Em breve o capitulo 12!